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1.     Lembre-se de que você é responsável pela integridade e a saúde do seu corpo. Cada aluno tem a incumbência, de fazer exames médicos antes de iniciar a prática. Se você tiver algum problema de saúde ou contra-indicação médica, não deixe de avisar.

2.     Mesmo sendo saudável, não pratique ásanas se tiver febre, gripe, enxaqueca ou qualquer outra doença passageira.

3.     Se você for mulher e estiver entre o primeiro e o terceiro dia do seu período menstrual, deverá considerar a possibilidade, por motivos energéticos, de evitar as posturas finais de inversão sobre os ombros ou sobre a cabeça, ou outras em que o útero fique acima do coração. Embora haja muitas mulheres que não interrompem a prática dessas posições durante este período, há algumas que se sentem muito desconfortáveis ao fazê-las. Veja se esse é o seu caso.

4.     Compareça às aulas regularmente. Somente a prática constante irá proporcionar mudanças profundas no seu corpo e na sua mente.

5.     A pontualidade é muito apreciada. Caso chegue atrasado à aula, entre em silêncio, evitando fazer barulho. Se você precisar sair antes do final da prática, faça-o antes do relaxamento final. 

6.     Lembre sempre de desligar o celular ao entrar no centro de yoga.

7.     Antes da prática coma algo leve e em pequena quantidade (frutas são uma boa opção), lembrando sempre de mastigar bem. Prefira os líquidos e hidrate-se antes de começar. 

8.     Quando possível adquira seu próprio tapetinho de prática (Mat) que deve ser de um material antiderrapante, medindo 1.70m comprimento e a largura pode variar de 60 a 70 cm. É importante ter seu próprio tapetinho por questões de higiene e energéticas, já que na prática do yoga você transpira muito e trabalha sua energia física, emocional e mental que fica no seu tapetinho. 

9.     Escolha, para praticar, uma roupa leve e confortável, que não impeça a circulação sanguínea e que lhe permita ter liberdade de movimentos. Antes da prática, tire relógio, pulseiras ou colares que impeçam o movimento.

10.    Se algum exercício produzir dor ou desconforto, evite fazê-lo nas próximas práticas. Ouça o seu corpo. Seja natural e aprenda a usar a intuição e a aplicar a espontaneidade nas práticas. Esforce-se, mas não force os seus limites. Persevere, mas não se torture. Desfrute a prática!

11.    Observe a atitude com que você entra na prática: evite a competição, seja com os demais, seja consigo próprio. Evite também comparar seu rendimento de hoje com o de ontem.

12.    Evite exageros e mantenha-se consciente o tempo todo: use o bom senso!

13.    O Yoga é uma filosofia de vida que tem como objetivo unir os poderes do corpo e da mente. É sempre um prazer compartilhar com você o conhecimento desse universo, tão vasto e profundo. Informe-se sobre livros, cursos, palestras e encontros, essenciais para um melhor entendimento e aprofundamento no Yoga. Nós do Ananda Surya estamos sempre disponíveis para responder as suas dúvidas.

 

 Boa Prática!!!!
 




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