Home
Ananda Surya
Yoga
Yoga no Ananda Surya
Horários
Mantras
Dicas Ayurvédicas
Mensagem da Semana
Artigos
Vídeos
Indicação de Livros
Cursos e Eventos
Receitas
Fotos
Links
Contato
Blog Ananda Surya Yoga
       


Por: Conceição Trucom

Essa sobremesa agrada a todos. Leve, tropical, saborosa e digestiva, pode ser também um lanche ou servida em festinhas infantis.

O mais importante é que a banana esteja bem madura e docinha.

Simples de preparar, a criançada pode ajudar na hora de preparar, decorar e servir!

Aliás, essa é uma receita para atrair as crianças para a alimentação saudável: elas participarem, opinarem e servirem...

Rendimento: 2 taças!

Ingredientes: 2 bananas nanica (caturra) picadas + polpa de 1 coco-verde + gotas e raspas de limão.

Preparo: descasque e pique as 2 bananas. Coloque num pote com tampa e leve para congelar. Retire a polpa de 1 coco-verde. Em geral a espessura ideal é a de 0,3 a 0,5 cm. Passe as bananas congeladas junto com os demais ingredientes no processador até virar um sorvete. Volte ao pote com tampa e ao congelador. Passe uma segunda vez pelo processador para que o sorvete fique macio e aerado. Coloque em 2 taças e decore com castanha do Pará germinada e ralada e canela se desejar.

Variações de frutas:

Você pode substituir a banana por 1 xícara (chá) de abacaxi, manga, mamão ou abacate picado (como o abacate não é uma fruta doce, junte 6-10 ameixas preta e seca).

Ou por 1 xícara (chá) de purê de goiaba, fruta-de-conde, graviola, atemóia ou jaca mole.

Opção da polpa de coco-verde:

No lugar da polpa de coco-verde pode ser usado um creme espesso de linhaça preparado da seguinte forma. Hidrate por 4 horas 3 colheres (sopa) de semente de linhaça em 1/2 xícara de água filtrada. Bata tudo no liquidificador até obter um creme espesso. Coe na panela furada 1. Use esse creme para bater no liquidificador ou processadora com a fruta previamente congelada. Depois de congelado, passe uma segunda vez pelo processador para que o sorvete fique macio e aerado. Coloque em taças e decore com semente germinada e ralada.

Como o creme de linhaça não é doce, a sugestão é acrescentar 1 colher (sopa) de fruta seca (passas, tâmara, ameixa, damasco etc.) picada ou triturar junto com a fruta congelada.

Obs.: certamente tomar alimentos gelados e o congelamento são atitudes questionáveis na alimentação crua. A sugestão aqui é que o tempo de freezer seja o menor possível.
 

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

 
   
   
   
Top