Home
Ananda Surya
Yoga
Yoga no Ananda Surya
Horários
Mantras
Dicas Ayurvédicas
Mensagem da Semana
Artigos
Vídeos
Indicação de Livros
Cursos e Eventos
Receitas
Fotos
Links
Contato
Blog Ananda Surya Yoga
       


Por: Joseph e Lílian Le Page

Fonte: Yoga Vidya, Revista de Yoga Integrativa - Programação 2008

Mudras são gestos que nos permitem sintonizar com freqüências especificas de energia do Universo. Segundo Yoga e Ayurveda, a saúde plena é o resultado dessa sintonia que o ser individual, o microcosmo, sintoniza-se com o Universo, o macrocosmo. Essa sintonia é a base do equilíbrio e da cura. Assim, os Mudras são ferramentas poderosas para otimizar a saúde.

Quando colocamos as mãos em Mudras, elas atuam como antenas canalizando as energias de cura para todos os aspectos do nosso Ser. Isso funciona porque nosso corpo é composto de 5 elementos: terra, água, fogo, ar e espaço.

Cada um destes elementos está relacionado com um de  nossos sistemas fisiológicos, e também com certas qualidade. Por exemplo: o elemento terra está relacionado com o sistema esquelético e possui qualidades de força, estabilidade e firmeza. Quando estes elementos estão presentes na quantidade adequada, a saúde estará presente.

Cada um dos dedos também está relacionado com um dos 5 elementos. O dedo mínimo representa a água, o anular a terra, o médio o espaço, o indicador o ar e o polegar o fogo. A combinação dos dedos, assim como a posição deles (esticado, flexionado, etc.), permitem uma grande variedade de opções de conexão com energias primordiais do Universo. Há milhares de anos atrás, os sábios da Índia desvendavaram os códigos secretos destas inúmeras combinações observando os efeitos e benefícioas de cada Mudra. Hoje, os Mudras representam um tesouro que permite que o microcosmo de nosso corpo se harmonize com os ritmos do universo para facilitar a saúde e a cura. Comece a praticar os mudras de um a cinco minutos.

Caso sinta qualquer desconforto, descontinue a prática e consulte um professor de Yoga experiente nesta área.










Copyright © 2006 Juciara Cabral & Leandro Gomes. Reprodução autorizada com autorização por escrito dos autores.

 
   
   
   
Top