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por: Juciara Cabral e Leandro Gomes

Data: 07/06/2007.

Sem alicerces firmes, uma casa não pode ficar de pé. Sem a prática dos princípios de YAMA e NYAMA, que proporcionam firmes alicerces para edificação do caráter, não pode haver personalidade integrada. A prática dos ásanas sem o suporte de yama e nyama é mera acrobacia (Iyengar, em A Luz da Ioga).

As qualidades exigidas de um aspirante são: disciplina, fé, tenacidade e perseverança para praticar o yoga regularmente sem interrupções.

Antes de iniciar a prática de ásanas, a bexiga deve ser esvaziada, assim como os intestinos. As posições de cabeça para baixo ajudam nos movimentos peristálticos.

As posturas devem ser executadas de estomago vazio. Se for difícil faça um lanche leve.

 Mais informações em recomendações para prática.

Escute o seu corpo, ele nunca mente.

Lembre-se do ditado: O corpo fala.

 
   ANJALI MUDRÁ


 Gesto de Saudação
Benefícios: Reduz o estresse e a ansiedade , acalma o cérebro, aumenta a flexibilidade nas mãos, nos dedos, nos punhos, e nos braços e abre o coração
       
       TADÁSANA

 Postura da Montanha
Benefícios: Reforça o senso de equilíbrio e todo sistema nervoso central; Aumenta a força mental; É utilíssima para quem tem problemas de vertigem e insônia.
      
     VRKSASANA 

  Postura da Árvore
Benefícios: As pernas são fortalecidas, o corpo é alinhado e a mente é relaxada devido à estabilidade física que é atingida.

     UTTHITA TRIKONASANA 

 Postura do triângulo estendido
Benefícios: Aumento da flexibilidade e o fortalecimento das pernas e quadris, o alongamento da coluna, cintura e tronco, além da expansão da caixa torácica e o trabalho de equilíbrio e concentração. Acalma o sistema nervoso; indicado para os casos de taquicardia e hipertensão arterial, diminui as dores na região lombar.

     UTTHITA PARSVAKONASA
 

 Postura do ângulo lateral estendido
Benefícios: Fortalece os tornozelos, joelhos e coxas, desenvolve o tórax e reduz a gordura à volta da cintura e quadris, alivia dores ciáticas e artríticas. 

   VIRABHADRASANA  II
 
     Postura do herói II
Benefícios: Postura intensa que trabalha ativamente a base do corpo e o fortalecimento das costas, abdômen juntamente com a abertura peitoral. Melhora a digestão.

             PARSVOTTANASANA

  Postura de Extensão Intensa dos laterais
Benefícios: Fortalece e alonga pernas, quadris e coluna. Com a contração abdominal intensa os órgãos desta região são massageados e fortalecidos. Ombros caídos são corrigidos e a caixa torácica é expandida, o que torna a respiração profunda mais fácil.

     UTTANASANA
Benefícios: Rejuvenesce os nervos da coluna, alonga toda a cadeia posterior do corpo. É aconselhável para dores de cabeça e de estômago. As pessoas que sentem a cabeça  pesada, congestionada ou qualquer outro desconforto enquanto praticam SIRSHASANA, devem fazer UTTANASANA primeiro; a seguir, poderão executar com conforto e facilidade Sishasana.
 
    CHATURANGA DANDASANA
Benefícios: Fortalece os braços e os punhos. Além disso contrai e tonifica os órgãos abdominais.  
     
         URDHVA MUKHA SVANASANA


  Postura do cachorro olhando para cima
Benefícios: Rejuvenescimento da coluna, as costas tornam-se flexíveis e alinhadas, além de curar eventuais dores nesta região. Devido à expansão do peito, os pulmões ganham elasticidade e a respiração é beneficiada. As pernas e os glúteos são fortalecidos e modelados, a circulação sangüínea ocorre de maneira própria na região pélvica, o que a torna saudável.

         ADHO MUKHA SVANASANA

  Postura do cachorro olhando para baixo
Benefícios: Melhora a artrite dos ombros; previne a escoliose, cifose e lordose; trabalho intenso na região dorsal; rejuvenesce as células do cérebro, diminui a fadiga; exerce a ação sedativa no organismo; regulariza o ritmo cardíaco.

      JANU SIRSASANA 

 Postura da Cabeça-à-Joelho
Benefícios: Tonifica o baço e o fígado, facilita a digestão; fortalece os rins, é indicado para enfermidades na bexiga; É indicado no caso de pressão alta e menopausa. Alonga os músculos posteriores de coxa, as costas, ombros e braços.

      NAVASANA
  Postura do Navio
Benefícios:Nesta postura, na qual são trabalhados equilíbrio, concentração, firmeza e fortalecimento, é importante estarmos apoiados sobre os ísquios. Desta maneira, ativamos e fortalecemos a parte anterior do corpo (abdômen) e a parte posterior (costas), além de mantermos a coluna reta e o peito aberto.

   PASCHIMOTTANASANA
 

      Postura da pinça
Benefícios: Acalma o cérebro e ajuda a aliviar o estresse e a depressão suave; alonga a coluna, ombros e posteriores de coxa; estimula o fígado, rins, ovários e útero; melhora a digestão; é terapêutica para insônia, hipertensão arterial, sinusite e infertilidade; reduz a ansiedade e a fadiga.

  ARDHA MATSYENDRASANA
Benefícios: Pela prática regular deste ásana, as fortes dores nas costa, lombar e quadril desaparecerão rapidamente. O fígado e o baço são contraídos e tonificados, e seu funcionamento é ativado. Os músculos do pescoço ganham força. As dores nos ombros e o deslocamento das articulações dos ombros são aliviados, e os movimentos dos ombros tornam-se livres. Os intestinos também se beneficiam com este ásana.

      BADDHA KONASANA
 
   Postura do ângulo restrito
Benefícios: Alongamento e a ativação das pernas, das costas e do abdômen.Também a circulação sangüínea é estimulada nestas partes do corpo e os órgãos da pélvis têm seu funcionamento melhorado com esta ativação, o que previne problemas genitais, urinários e menstruais. Esta posição também alivia a dor ciática e previne a hérnia. 

    DHANURASANA

    Postura do Arco
Benefícios: O rejuvenescimento da coluna e da musculatura das costas, o fortalecimento das nádegas e pernas e o intenso alongamento do tronco e do tórax, além da consciência da correção postural.                                                    
 
     BALASANA 

 Postura da Criança
Benefícios: Acalma o sistema nervoso central; alivia a dor nas costa. Relaxa todos os músculos do tórax e braços.
  
       SALAMBA SIRSHASANA

 Postura do Pouso sobre a Cabeça
Benefícios: Favorece a circulação sangüínea. Estimula a hipófise, regularizando todo o sistema endócrino, Impede a depressão psicofísica e melhora a memória. Tonifica os rins e a próstata, é utilíssima para o prolapso do útero. Melhora a digestão, a assimilação e evacuação

              SARVANGASANA

  Postura da vela ou Postura completa
Benefícios: Tonifica as glândulas da tireóide e paratireóide, equilibrando o funcionamento do metabolismo basal. Favorece a circulação sangüínea e a respiração diafragmática, com grande benefício para quem tem asma.
   
      HALASANA

   Postura do Arado
Benefícios: Estimula e drena o fígado e o pâncreas, descongestionando-os. Estimula as glândulas endócrinas, é utilíssima para diabéticos. Massageira todos os órgãos abdominais. Regulariza o funcionamento da tireóide. Mantida por pelo menos 5 minutos abaixa a pressão arterial.

   MATSYASANA

  Postura do Peixe
Benefícios: Reforça a capacidade respiratória. Aquece as vértebras cervicais e tonifica os músculos do pescoço, da garganta e do tórax. Melhora o funcionamento da glândula tireóide.


   VIPARITA KARANI
Benefícios: Postura restaurativa, acalma a mente e facilita o retorno venoso. Acredita-se que esta postura pode curar qualquer mal.

    SAVASANA

  Relaxamento
Benefícios: Momento de maior integração do ser, onde você absorve todos os benefícios físicos emocionais e mentais da prática. Este relaxamento consciente, revigora o corpo e a mente. Mas é muito mais difícil manter a mente quieta, do que o corpo. Portanto, esta postura, é das mais difíceis de dominar.


Fotos: Yoga Journal.

As informações contidas aqui não pretendem diagnosticar, tratar ou curar nenhuma doença.

Algumas posturas não são adequadas para algumas patologias, tais como: hipertensão arterial, artrite, hérnia de disco dentre outras e também devem ser evitadas no período menstrual ou durante a gravidez, por isso é de fundamental importância a orientação de um profissional qualificado, antes de proceder qualquer mudança em seu estilo de vida.


Copyright © 2006 Juciara Cabral & Leandro Gomes. Reprodução autorizada com autorização por escrito dos autores.  

 

 
   
   
   
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