Home
Ananda Surya
Yoga
Yoga no Ananda Surya
Horários
Mantras
Dicas Ayurvédicas
Mensagem da Semana
Artigos
Vídeos
Indicação de Livros
Cursos e Eventos
Receitas
Fotos
Links
Contato
Blog Ananda Surya Yoga
       


por: Ticiana N. Branco
Psicologia/Terapia Ayurvêdica

ticianabranco@yahoo.com

Ayurveda é um método de cura indiano preventivo, milenar, que pertence às escrituras chamadas Vedas, as mais antigas do mundo. Ayurveda significa conhecimento da vida, ciência da longevidade e, na minha opinião, é arte de viver o dia-a-dia em harmonia com as leis da natureza.

Essa ciência entende a saúde não como mera ausência de doença, mas sim como um perfeito estado de harmonia entre corpo, mente e espírito. Ayurveda é uma ciência profunda de bem viver, que engloba a totalidade da vida e integra a vida do ser humano com a vida do universo. Corpo, mente e espírito devem estar em constante interação e relacionamento com outras pessoas e com o ambiente.

Assim, toda doença e sofrimento são vistos como manifestações da ecologia interna do corpo e da mente. Quando há uma ruptura com o fluxo do universo, o indivíduo começa a criar substâncias bioquímicas que vão gerar as doenças. Dessa forma, precisamos nos ajustar permanentemente em relação ao universo para mantermos o equilíbrio.

Alguns destes ajustes acontecem, espontaneamente, devido à grande sabedoria e inteligência existentes dentro de nossos corpos, que nos conduzem a escolhas corretas. Além desse ajuste espontâneo, a saúde e o equilíbrio exigem que tomemos constantemente atitudes conscientes. Isso requer atenção e consciência permanentes no momento presente. Desta maneira, você estará se autocurando a cada instante da sua vida.

Assim, acredito que saúde, equilíbrio e a paz interior são a arte de viver intensa e profundamente o momento presente. Estamos sempre, de certa forma, revivendo o passado, e, ao mesmo tempo, querendo e sonhando com um futuro melhor. Com isso, nunca estamos presentes no momento.

Vivendo o momento presente, aprendemos a escutar nosso corpo e nossa alma. Esse é o caminho para encontrarmos as respostas de que necessitamos, nos campos emocionais, psicológicos, físicos e até profissionais. Afinal, o corpo e a mente falam!  E, ao assumirmos as responsabilidades do nosso dia-a-dia, das nossas escolhas, temos o poder de mudança e transformação em nossas mãos, ao invés de culparmos sempre os outros pelas nossas decepções e falhas.


Copyright © 2006 Juciara Cabral & Leandro Gomes. Reprodução autorizada com autorização por escrito dos autores.

 
   
   
   
Top