Home
Ananda Surya
Yoga
Yoga no Ananda Surya
Horários
Mantras
Dicas Ayurvédicas
Mensagem da Semana
Artigos
Vídeos
Indicação de Livros
Cursos e Eventos
Receitas
Fotos
Links
Contato
Blog Ananda Surya Yoga
       



Os koshas são como as camadas de uma cebola. O nosso corpo físico é apenas a camada mais externa que engloba as outras quatro camadas.

É essencial para o praticante de yoga entender a necessidade da integração e equilíbrio dos cinco koshas. O corpo físico não é algo separado da mente e da alma. Cada kosha é conectado aos outros. A pratica de yoga nos leva da periferia, o corpo físico, para o cent...ro do ser, a alma, com a intenção de harmonizar as camadas todas e descobrir a nossa divindade interior.
O primeiro kosha é annamaya, a camada física. Este é o corpo material, pele e ossos, nutrido pelo alimento. Ele experimenta o mundo e é o veículo para a alma. Mas quem se identifica só com essa camada não conhece o seu eu verdadeiro.
O segundo kosha é pranamaya, a camada de prana, energia vital, a força que vitaliza e une o corpo e a mente. Ele permeia todo o organismo e sua manifestação física é a respiração. É esta energia vital que liga a alma ao corpo.
O terceiro kosha é manomaya, a camada mental. Este é a mente e é conectada aos cinco sentidos. Responde com os pensamentos.
O quarto kosha é vijjnanamaya, a camada intelectual. É a sabedoria que analisa as experiências da vida e fornece direção.
O quinto e último kosha, anandamaya, é a camada de felicidade, ou bem-aventurança. A alma reside aqui. Inalterado pelas outras camadas, ele representa a verdade absoluta. Ele é considerado como a camada mais interna de todas. Ele normalmente se manifesta durante o sono profundo, enquanto no sonho e estados de vigília, ele tem apenas uma manifestação parcial. O anadamaya kosha é um reflexo do eu verdadeiro, ou eu supremo. De acordo com o yoga, o praticante sábio deve discriminar entre o eu verdadeiro e os outros koshas.

A prática de yoga nos ensina a viver plenamente – físicamente, mentalmente e espiritualmente - cultivando cada um dos cinco koshas. Quando os koshas estão desalinhados, não conseguimos encontrar o nosso verdadeiro eu e não vivemos em harmonia. O objetivo da yoga é integrar as várias camadas para viver em harmonia e experimentar a realidade suprema da unidade.

Namastê,

Ju e Leo

Copyright © 2006-2016 Juciara Cabral & Leandro Gomes. Reprodução autorizada com autorização por escrito dos autores.

 
   
   
   
Top