Home
Ananda Surya
Yoga
Yoga no Ananda Surya
Horários
Mantras
Dicas Ayurvédicas
Mensagem da Semana
Artigos
Vídeos
Indicação de Livros
Cursos e Eventos
Receitas
Fotos
Links
Contato
Blog Ananda Surya Yoga
       


O adho mukha virasana ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade
Data: 19/03/2008    fonte: Site oficial da Revista Prana Yoga Journal

Por Thays Biasetti

O estresse e a ansiedade são males do mundo moderno e atingem milhões de pessoas em todo o mundo. Os consultórios médicos estão lotados de pacientes querendo soluções imediatas para estes problemas. O Yoga é uma forma alternativa aos remédios para aliviar as tensões e controlar as emoções. O asana adho mukha virasana é bastante usado para esse fim. Para a professora Juciara Cabral, do Rio de Janeiro, a postura diminui o estresse e a ansiedade, além de alongar os ombros e a coluna vertebral.
“Ele é indicado para pessoas nervosas e para quem precisa trabalhar a mobilidade da coluna”, disse. 
Por ser um asana mais simples, pode ser feito por todo tipo de praticante. Apenas pessoas com problemas nos joelhos devem tomar cuidado. A professora Isabel Junqueira, de São Paulo, indica a postura para pessoas que querem fortalecer as costas. “A postura é uma extensão da musculatura das costas, criando alongamento e fortalecimento da região. O asana traz também relaxamento, consciência do quadril e descanso da lombar”, afirmou.

Para realizar o asana corretamente, siga as dicas:

1. Sente em virasana (ajoelhe-se no chão e sente sobre os pés).

2. Separe o joelho na largura do quadril.

3. Expire e dobre o corpo para frente. Descanse os braços à frente e a testa no chão.

4. Estique bem as mãos è frente e encoste as palmas das mãos. Durante a realização, tente não tirar o bumbum dos pés. Se não conseguir, não force. Faça de acordo com a sua capacidade.

5. Segure por um tempo entre 30 segundos a 1 minuto.

Você pode também realizar a variação deste asana, o uttana shishosana. Nesse caso, você deve elevar o quadril, formando um ângulo de 90 º nos joelhos e caminhar com as mãos mais para frente para promover um alongamento da coluna. Isabel complementa: “O praticante deve manter o ângulo reto e trabalhar o alongamento das costas”. Essa variação intensifica os benefícios do adho mukha virasana. A professora Juciara acredita que o asana também ajude a chegar a um nível mais avançado da prática. “O uttana shishosana é um meio termo entre o adho mukha virasana e o adho mukha svanasana e pode ajudar as pessoas que têm dificuldade em realizar este último a conseguir fazê-lo completo”, finalizou.

 




Copyright © 2006 Juciara Cabral & Leandro Gomes. Reprodução autorizada com autorização por escrito dos autores.

 
   
   
   
Top